PARTE II – CAETANO DE CAMPOS – Fevereiro de 1941.

FEVEREIRO  de 1941.

08 e 09/02/1941 (OESP)

Casas de Ensino

Escola Caetano de Campos

As inscrições para os candidatos à matrícula do 3° ano do curso Normal serão feitas de 10 a 15 do corrente mes.

As inscrições para os exames vestibulares para o 1° ano do Curso Normal e à 1ª série do curso ginasial fundamental, serão feitas hoje, das 13 às 17 horas.

Devem comparecer à secretaria da Escola Caetano de Campos, das 9 às 11 horas:

Landulpho Monteiro Filho e Benedicto Luiz de Camargo.

E

Cruzada Nacional da Educação (resumo)

(Depois do apelo lançado ao Interventor  pela Cruzada Nacional de Educação aos 25 de janeiro de 1941 para o aumento de escolas de alfabetização gratuita, pelo fato de milhares de crianças, inclusive na capital, ficarem sem escola.)

Dona Carolina Ribeiro, diretora da Escola Caetano de Campos abordou o assunto e falou da impossibilidade do Governo  em atender um número cada vez maior de necessitados de instrução primária (70 000 crianças sem matrícula) e sugere que cada cidadão, em função das suas possibilidades, dê uma ajuda particular ao Governo, que recebe doações à rua Martim Francisco, 196.(fone: 5- 5769)

 

14/02/1941 (OESP)

Casas de Ensino

Escola Caetano de Campos

Terão início no próximo dia 18, às 8 horas, as provas escritas de todos os candidatos inscritos aos exames de admissão à 1ª série do curso ginasial fundamental.

Curso Normal – Encerrar-se-á amanhã a inscrição para matrícula no 3° ano do curso Normal dos professores diplomados pelas Escolas Normais do Estado, oficiais ou oficionalizadas, para o preenchimento das vagas existentes.

Iniciam-se no dia 17, os exames da 2ª chamada para os alunos que perderam uma ou mais provas parciais, de acordo com o horário afichado no saguão da Escola.

E

Curso de Biblioteconomia. Entrega dos diplomas na Escola de Sociologia e Política(no 3° andar da nossa escola – nota minha), onde se encontra o nome de Noemi Du Val Penteado, que dirigiu a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, a Biblioteca M. de Andrade e findou sua carreira, por mérito, como Secretária de Cultura da cidade de São Paulo.

             Afficher l'image d'origine                     (Dona Noemi, ao lado de Iacov e Lia Hillel, começo dos anos 80)

27/02/1941 (OESP)

Escola Caetano de Campos

 

Comunicado

 

“Concurso de Transferência”- amanhã às 9 horas, para os candidatos inscritos para a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries. Os candidatos devem apresentar na ocasião do exame uma prova de identidade (retrato).

“Exames de 2ª época” (escrito e oral) – Iniciam-se aos 3 de março os exames do curso ginasial fundamental.

As matrículas dos alunos promovidos e repetentes do curso ginasial devem ser efetuadas do 1° ao 8 de março.

“Curso Normal” – Encerram-se amanhã as matrículas dos alunos promovidos para o 2° e 3° anos do Curso Normal, assim como aos professores candidatos à matrícula no 3° ano.

Devem comparecer à Secretara da Escola os seguintes normalistas:

Cora de Almeida Cintra

Gabriella Yara de Azevedo*

Geraldo Arone

Albertina Macedo Ferraz*

Helena Vinhas Viergas(mãe da Edna?)*

Vera Castanho*

Nivea Padin*

Sylvia Figueiredo Barreto*

Zélia Bevilacqua e

Maria Luiza Franco da Cruz.

*temos gerações de caetanistas com esses sobrenomes.

 

28/02/1941 (OESP)

Um centenário de Luiz Gama

José Feliciano de Oliveira

(antigo professor da ENC)

(resumo)

O artigo descreve os entraves das relações entre os nobres Joaquim Nabuco, Rui Barbosa e os republicanos do seu tempo; naquela época não se concebia uma verdadeira república com escravos sendo açoitados ou vendidos em leilão.

Luiz Gama, advogado não diplomado, ficou isolado no congresso de 1873, embora aplaudido por muitos estudantes.

Depois, o autor do artigo, José Feliciano, recorda seus momentos passados com Luiz Gama, falecido, aos 24 de agosto de 1882, cujo enterro foi apoteótico em presença de 4.000 pessoas e sessão obsequial no Theatro São José, onde o professor discursou como representante da Escola Normal.

professor José Feliciano.

            (prof. José Feliciano em 1895, em sua residência dotada de um observatório astronômico)

CURIOSIDADE:

 

O prelúdio das campanhas de alfabetização na era Vargas: a Cruzada Nacional de Educação – The prelude of literacy campaigns in the Vargas Era: the crusade National Education

Alessandro Carvalho Bica, Berenice Corsetti, Brasil

Resumo

As primeiras décadas da chamada era Vargas podem ser caracterizadas por suas mudanças políticas, culturais, sociais ou pedagógicas. No que tange às transformações ou alterações no campo da escolarização, muitos pesquisadores tem se dedicado a pesquisas acerca dessa temática. Ademais, afirma-se que a preocupação com os rumos educacionais e os altos índices de analfabetismo da população brasileira, inflamou os discursos políticos no limiar da década de 1930. Nesta ótica, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova consolidou a visão de um segmento da intelectualidade que, embora com diferentes posições, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação. Neste sentido, pelo decreto n. 21.731, de 15 de agosto de 1932, a Cruzada Nacional de Educação foi declarada de utilidade pública. Considerava-se que a alfabetização se constituía no elemento básico para a solução de todos os problemas políticos e sociais do Brasil. Em seus principais artigos, o decreto instituía anualmente a Semana da Alfabetização no Brasil, durante o mês de outubro. Esta campanha mobilizou vários setores da sociedade na possibilidade de abrir mais de 10.000 escolas primárias em todo o Brasil. No documento que segue, pode-se observar um discurso permeado de intenções cívicas e patrióticas.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Parte II- Caetano de Campos - O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL A PARTIR DE 1920. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s