PARTE II – Caetano de Campos – Outubro de 1944.

08/10/1944 (OESP)

Amigos e colegas da turma de Nilo Costa, ou simplesmente os seus contemporâneos na Academia (Faculdade de Direito do Largo São Francisco – nota minha), decidiram erigir no seu  túmulo, no Cemitério João Baptista do Rio, um monumento funerário, que rememore o advogado e jornalista e sua vida, tão cortada de vai-vens.

(…)

Nilo Costa, da turma de 1907, figurava entre os mais ativos “políticos” e era tido como um dos mais inquietantes adversários, tendo feito antes do curso de Direito, o curso completo da Escola da Praça.

(…)

 

13/10/1944 (OESP)

Semana da Criança

As cerimônias, ontem, na Escola Normal “Caetano de Campos”.

(resumo)

Afficher l'image d'origine(Slide Player)

A semana da Criança somou solenidades apoiadas por organismos como a Cruzada Pró-Infância, a Liga das Senhoras Católicas e sua Casa da Infância, a Associação Cívica Feminina, entidades com o apoio do governo intervencionista de São Paulo.

No Centro de Puericultura da Escola Normal “Caetano de Campos”, diretamente afeto à Direção do Dispensário “D. Anita Costa”(nome da esposa do interventor-nota minha) foram entregues lembranças e presentes a todos os pequeninos frequentadores do Dispensário.

Os diretores do mesmo (Silvio Sucupira e Carlos Prado) entregaram um prêmio às normalistas que mais se destacaram na assistência à criança.

Às 18 h foram entregues os certificados de conclusão ao Curso de Puericultura, mantido pela Cruzada Pró-Infância, tendo Pérola Byington(antiga aluna da Escola – nota minha) aberto a solenidade em presença de altas autoridades.

Também realizou-se na Escola da Praça uma confraternização dos alunos das escolas primárias de São Paulo, promovida pela LBA.

A festa deu-se às 15 horas em presença de altas autoridades e dona Carolina Ribeiro abriu a sessão. A seguir, dona Lair Costa Rego ofereceu prêmios conquistados nos diversos cursos primários e aos vencedores do concurso de Robustez Infantil.

 

E

 

A Secretaria da Escola “Caetano de Campos” solicita o comparecimento do sr. Mozart Tavares de Lima(maestro da Escola-nota minha), para tratar de asunto de seu interesse.

 

28/10/1944 (OESP)

Alunas da Escola Normal de Sorocaba estiveram por cinco dias em São Paulo e, acompanhadas pel diretor,o dr. Bento Mascarenhas,  visitaram a Escola “Caetano de Campos, a Biblioteca Municipal, a Faculdade de Higiene, a Penitenciária do Estado e as instalações do jornal “A Gazeta”.

A comissão. (16 nomes assinam)

Anúncios
Esse post foi publicado em Parte II- Caetano de Campos - O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL A PARTIR DE 1920. Bookmark o link permanente.

2 respostas para PARTE II – Caetano de Campos – Outubro de 1944.

  1. Estou espantada, convivi muitos anos com a colega e amiga,hoje renomada escritora com 40 anos de erudiçao e civilização em Paris, Wilma Schiesari – Legris e nunca imaginei esta sua inclinação e paciência para remexer no passado dessa famosa Escola. Percebo hoje que somos muito diferentes porque sou avessa a pesquisas; no entanto este acervo nos esclarece hábitos e costumes da década de 40, desconhecidos,inclusive com preciosidades de língua castiça usada na época a enriquecer nosso conhecimento dialetológico do passado com termos não mais usados mas muito ricos. Parabéns pelo excelente trabalho. MPerez – 14/11/16 – RJ.

  2. Leia o blog amanhã, data da “Proclamação da República” pois pasei o dia todo hoje para montar a matéria; boa leitura.
    Abraços carinhosos, wilma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s