PARTE II – Caetano de Campos – Abril e maio de 1946 – Cinquentenário do Jardim de Infância da Escola “Caetano de Campos”

ABRIL 1946

25/04/1946 (OESP)

Em prosseguimento às comemorações do 1° Centenário do Ensino Normal no Estado, realiza-se hoje, às 16 horas no auditório da Escola “Caetano de Campos” a reunião promovida pelas 1ª e 2ª Delegacias escolares.

O professor Otoniel Mota discorrerá sobre a vida de Cesário Mota.

O sr. Manuel Mendes vai completar o programa.

 

MAIO 46

 

14/05/1946 (OESP)

Cinquentenário do Jardim de Infância da Escola “Caetano de Campos”

(resumo)

 

Foi formada uma comissão encarregada dos festejos do Cinquentenário do Jardim de Infância da Escola “Caetano de Campos”, marcados para o 18 próximo.

Uma comemoração solene terá lugar no auditório da Escola, dedicada aos antigos alunos , na qual tomará parte a pianista Guiomar Novaes Pinto, ex-aluna do Jardim.

No dia 19, à tarde  as crianças do Jardim de Infância farão uma festa ao ex-alunos.

E

No dia 9 de maio, Dia de Anchieta vai haver uma homenagem a todos os professores desaparecidos que atuaram no Ensino Normal do Estado.

 

23/05/1946 (OESP)

Assinado pelo sr. Interventor federal, o Diário Oficial publica hoje o decreto n° 15.813, que dispõe sobre a lotação de cargos na Escola “Caetano de Campos” e Ginásio Estadual  “Padre Anchieta”, em S. Paulo.

 

24/05/1946 (OESP)

Capihé* assina uma crônica sobre os festejos do Cinquentenário do Jardim de Infância da Escola “Caetano de Campos”.

Guiomar Novaes tocou músicas que ela apresentava quando era criança e frequentava o Jardim, como uma valsinha de sua composição, que um dia surpreendeu as professoras quando, depois de se ausentarem da sala do piano, voltaram e a ouviram tocar.

Em seguida, a pianista seguiu seu concerto com músicas de Schuman, que ela sabia de cor naquele tempo.

Encerrou a sua apresentação com “Valsa do Adeus “  e “Valsa Brilhante”, que ela já interpretava antes de atingir o último período da escola pré-primária; fechou a sua presença com “Fantasia sobre o Hino Nacional”, melodia que havia tocado ao presidente Bernardino de Campos quando ele visitou a Escola.

Em outras evocações, Antonio Paim Vieira enalteceu  a poesia e a doçura que reinava no Jardim de Infância, que ele também frequentou.

Dona Isabel Serpa, declamou e declarou sua tristeza ao ver o Jardim de Infância tão mal encastrado entre a Modelo-Normal e o Ginásio e a Faculdade de Filosofia… (não esquecer que em 1939, Prestes Maia mandou destruir o Pavilhão do Jardim para criar a avenida São Luiz- nota minha).

No dia seguinte a festa foi somente da criançada, ensaiada por dona Natalina Ferreira e dona Ana Casemiro; as crianças  dançaram  por uma floresta encantada, onde no palco pulavam anõezinhos daqui e dali, com flores brilhantes que contavam segredinhos e uma Lili que também conheceu o país das maravilhas. O motivo da coreografia de dona Maria  Carmen Brandão deixou as crianças muito à vontade, podendo transforamr em palácio uma simples caixa-de-fósforos.

Segundo Isabel Serpa, “a festa de domingo completou a evocação da véspera me fez recoradar de outras festas que conheci no Jardim de Infância, como o “Batizado das bonecas”, que as meninas adoravam fazer, nos papéis de “mãe” ou de “ madrinha”, onde os “padres” eram os garotos! Havia até uma pia batismal e os meninos tinham uma faixa de seda sobre os terninhos que usavam.

Lembrei-me também das festas de encerramento, quando a gente ganhava doces deliciosos ou de outras festas onde a gente preparava  as nossas roupas de papel; mas lembrei-me também dos dias comuns quando as crianças aprendiam lidar com a cartolina e matérias plásticas tão atraentes. E a hora do lanche? E a correria no pátio cimentado, reservados para os dias de chuva? E as sesssões de canto que reuniam o Jardim inteiro?…

Não fui a única a sentir saudades; ali havia muita gente…”

*Assina: Capihé (ilegível) –colunista do jornal OESP.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Parte II- Caetano de Campos - O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL A PARTIR DE 1920. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s