GO HOME

Afficher l'image d'origine (Sputinik France)

GO HOME

Renato Castanhari Junior, escritor e caetanista.

Gabi estava esperando o portão da garage abrir para entrar com o carro, após mais um dia daqueles, que nem vale a pena comentar. Estava no automático, rádio do carro ligado sem nem saber o que tocava, barulho do portão que abriu, engatou a primeira e entrou, sem nem perceber a presença de um ser cabeçudo, no máximo um metro e meio de altura, olhos enormes, pele meio azulada.
Parou o carro, desligou os faróis, tirou a chave da ignição, saiu, bateu a porta do carro e ficou de frente para o ser. O desmaio foi uma consequência natural.
Quando abriu os olhos, estava sentada no chão da garagem, encostada na porta do carro. Ia gritar, mas ele colocou um dos quatro dedos, onde deveria existir um nariz, para ela fazer silêncio. Ela engoliu o grito, abriu mais os olhos e desmaiou, naturalmente.
Quando abriu mais uma vez os olhos, estava no seu quarto, nua. Luz do abajur acesa, ela sentada na cama, encostada na cabeceira. Olhou para o lado e aquele mesmo ser, cabeçudo, olhos enormes, pele meio azulada, ao lado dela, parecendo fumar um cigarro. Ia dar um berro, mas ele novamente colocou um dos quatro dedos onde deveria estar o nariz. Ela obedeceu. Ele entregou o celular dela para ela, apontou com o dedo que era para colocar no ouvido. Ela obedeceu. Ele pegou um quadradinho escuro na mão. O celular dela tocou.
– Alô.
– Oi.
– Oi, quem é??
O ser cutucou Gabi com um dos quatro dedos e apontou para ele.
– Sou eu.
Gabi mais uma vez caiu para o lado, desmaiada.
Mais algum tempo, abriu os olhos. O ser já com o celular dela na mão e pediu novamente que ela o usasse. O celular tocou.
-Alô.
– Oi, sou eu. E vamos parar de dormir que eu estou com um pouco de pressa.
Ahh, sei… tudo bem. O que você quer?
– Falar com você, saber sobre o seu povo, seus hábitos, conversar.
– E tem que ser pelo celular?
– Sim, com ele funciona um tradutor, você me ouve na sua língua e eu na sua, mais prático. Me conte tudo, antes que eu te elimine.
Válhamedeusnossosenhorjesus, você vai me matar????
– Estou brincando, vamos, me conte tudo, como vocês se organizam, como vivem, quem é o seu líder, o que ele fez para liderar os humanos, como vocês se procriam, trabalham, se relacionam uns com os outros. Gostaria de levar alguns para visitar o meu planeta, conhecer minha família, nossos hábitos.
Gabi olhou para ele espantada, sem acreditar no que estava acontecendo. Começou a falar, no início constrangida, cheia de medo, aos poucos foi se soltando, contando, chorando, rindo. Tudo sob o olhar muitas vezes perplexo daquele ser de cabeça grande e pele azulada. O tempo que durou? Não deu para saber.
– Basicamente é isto. A situação é mais ou menos esta.
– Sei. Mas não sei se entendi. Os seus líderes estão envolvidos em corrupção, sendo delatados, deletados, alguns presos e os que julgam foram indicados pelos réus. Vocês trabalham para sobreviver, tem uma expectativa de vida de 75 anos e vão se aposentar com 90. Comemoram a morte da mulher do líder que comandava o esquema de corrupção, que mandou enfiar a panela usada para fazer comida, que era usada para protestar, no lugar onde a comida ingerida é expelida pelo corpo. Contaminam a água e o ambiente que é essencial para a saúde de vocês, que é gasta para ganhar dinheiro que depois é gasto para recuperar a saúde, que com a idade é perdida de forma definitiva. É, não sei se entendi. E em fevereiro tem carnaval.
Ahhh, você não pode perder. O carnaval é o máximo. Fica aqui até o carnaval, depois eu vou visitar o seu planeta com você.
– É. Não vai dar, ET go home.

 Afficher l'image d'origine
Renato Castanhari Jr. | 03/02/2017 às 11:00 am | Categorias: CRÔNICAS/CONTOS | URL: http://wp.me/p1GYYg-sV
Esse post foi publicado em Expressão livre: textos dos leitores. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para GO HOME

  1. Heloisa Casagrande disse:

    Excelente.

Deixe um comentário

