1883 -(c) – 3° trimestre. Segundo Rangel, “Parece que a convicção mais geral é esta: os bons padrinhos decidem de tudo. «

JULHO 1883

04/07/1883 (APSP)

(resumo e trechos)

Rangel Pestana assina a coluna editorial do jornal A Província de São Paulo, novamente tratando da Instrução Pública, que em vez de discutir e votar a reforma da Instrução prefere a esmo  criar cadeiras; 160 candidatos se apresentaram, dos quais muitos não cumpriram as exigências administrativas e esse problema recula a data do concurso.

Segundo Rangel, “Parece que a convicção mais geral é esta: os bons padrinhos decidem de tudo. « 

«  O inspetor da Instrução Pública esse, sabe-se, em tais ocasiões pode ser tudo menos diretor do ensino da província; anulam-lhe a ação e a competência e ficam em campo os agitadores de influência política, os preparadores das canbdidaturas que se firmam nos melhores favores de amigos. 

A organização das bancas de exame, a escolha a dedo dos examinadores. (…)

21/07/1883 (APSP)

Despachos na presidência provincial:

De Paulo Bourroul

“Não sendo devida gratificação do empregado licenciado, indefiro o requerimento do suplicante quanto à gratificação, que legalmente perdeu pelo gozo de licença. Quanto à segunda parte do seu requerimento:

Considerando um serviço extraordinário à província aquele que presto incumbindo-se, e desempenhando a contento da comissão, de comprar, na Europa, os aparelhos de física e química e livros para a Escola Normal, arbitro-lhe uma gratificação de 450$000, que pela verba – diversas despesas eventuais – lhe será paga, depois de prestadas as contas da quantia que recebeu para aquelas compras.”

22/07/1883 (APSP)

Leis provinciais

N° 89 – Art. 1° . – Fica desde já aprovado o regulamento da Escola Normal, expedido em 30 de junho de 1880 (3 anos depois… nota minha), para a execução da lei n° 130 de 25 de abril do mesmo ano, ficando compreendida nesta aprovação a disposição do art. 126 e seus parágrafos.

Art.2° _ Poderá o Governo, se julgar conveniente, sob proposta da Congregação da Escola, alterar a distribuição das matérias feitas pelo art. 5° do referido regulamento. (e os pedagogos? -nota minha)

Agosto

23/08/1883 (APSP)

O aluno da Escola Normal, sr. Augusto Cesar de Arruda Castanho apresentou um projeto de motor, à redação do jornal APSP.

Curiosidade:

CASTANHO, Augusto César de Arruda

Capivari, SP, 7/8/1849. F. Capivari, SP, 14/11/1910. Professor, jornalista. Pai de Amadeu Castanho (v.). Mudou-se de Capivari para Piracicaba em 1884, abrindo aqui uma escola particular a 9/5 desse ano. Em 1885 tornou-se proprietário e co- redator do jornal Gazeta de Piracicaba, juntamente com José Manuel de França Júnior (v.). Foi membro do Conselho Superior de Instrução Pública do Estado, nomeado a 3/5/1896. De volta a Capivari, foi professor da 5ª cadeira de ensino elementar, nomeado a 24/3/1899. Criado o primeiro Grupo Escolar da cidade em 1908 e instalado oficialmente a 12/7 desse ano, teve a nova escola como responsáveis pelas classes de 3º ano Ursulina Teixeira de Assumpção e Augusto Castanho. Outros Castanho fizeram parte igualmente do corpo docente: Dário Castanho (2º ano) e Palmira Castanho (4º ano). “Os professores… não tardaram a impor- se pelo valor de seu desempenho didático pedagógico” (Campos, 1984). Em 1935 a escola passou a denominar-se Grupo Escolar Augusto Castanho, recebendo nessa ocasião “belo retrato a óleo do patrono, oferta da filha do homenageado, a profa. Palmira Castanho Flores” (Campos, op. cit.). Um Castanho de Capivari é mencionado no “Almanak da província de São Paulo para 1873”: o fazendeiro de cana de açúcar Elias de Mello Castanho.

 

Pfromm Netto, Samuel, 1932-2012. Dicionário de Piracicabanos / Samuel Pfromm Netto. — 1. ed. — São Paulo : PNA, 2013.

In http://wiki.ihgp.org.br/

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em A história da Escola Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s