11/10/2014 (oesp)
Instituto de Educação: 80 anos de compromisso com a formação
Belmira Bueno e Diana Vidal
Quando falamos da história da criação da USP, imediatamente vem à mente a reunião das Faculdades de Direito, Medicina e Engenharia. A alguns ocorre lembrar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras(FFCL) As demais, como Farmácia e Odontologia, Veterinária, Escola Superior de Agricultura, entre outras, caem no esquecimento. O mesmo ocorre com o Instituto de Educação. Criado em 1933, em substituição à Escola Normal Caetano de Campos, associava à instituição a Escola Secundária, além do Jardim de Infância, da Escola Primária e da Escola de Professores. Pela primeira vez em São Paulo, a formação para o magistério era feita em nível superior. Em 1934, quando foi integrado à USP, tornou-se a primeira instituição universitária no Brasil que preparava professores para atuar nas escolas primárias e secundárias , o que equivale hoje ao ensino fundamental e médio.
Descde os primórdios, a USP exibiu notável compromisso com a formação docente e educação de base. Esse compromisso se expressou de modo diferente ao longo desses 80 anos. As mudanças de denominação pelas quais passou a célula responsável pelo preparo dos futuros professores refletem, em parte, as alterações operadas nas concepções pedagógicas e na atuação instiucional. A Escola de Professores do Instituto de Educação Caetano de Campos deu lugar em 1938 às seções ou cursos de pedagogia e didática da FFCL, antecipando as alterações que ocorreriam em todo País em 1939. Com a medida, a formação profissional, tanto da Pedagogia quanto das demais licenciaturas, perdeu a dimensão prática e investigativa do ensino somente recuperada em 1957, com o Colégio de Aplicação.
A década de 1950,permitiu o nascimento de outra instância de pesquisa e formação para o magistério na USP, o Centro Regional de Pesquisas Educacionais (CRPE).
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