São Paulo em torno da ENC, o futuro IE Caetano de Campos

As sedes da Escola Normal da Capital

Largo da Sé (catedral) e Largo do Tesouro; ambas entidades emprestaram locais para a instalação da ENC, assim como a Faculdade de Direito, fotografada abaixo.

A rua da Boa Morte (hoje rua do Carmo) acolheu a primeira unidade estruturada da ENC. A antiga Pinacoteca cedeu espaço à Escola de Artes e Ofícios(depois Liceu – 4a foto); o liceu fabricou as carteiras e bancos escolares da ENC.

No Liceu de Artes e Ofícios

Banhos Públicos, Hotel Palm, rua Florêncio de Abreu, antiga Assembléia Legislativa (duas fotos), uma rua da Bela Vista, Ilha dos Amores(em frente da ladeira Porto Geral) e rua das Casinhas, local de prostituição. -Viaduto do Chá

Lavadeiras no rio Tamanduateí, Largo do Riachelo (atual Praça das Bandeiras) e, abaixo, o Largo do Rosário, Café Girondino e o antigo Viaduto do Chá. – Caetano de Campos viveu no bairros de Santa Efigênia antes de partir para uma chácara na Zona Leste.

Caetano de Campos fez parte da equipe e o médico Pereira Barreto, pai de aluna e mecena da ENC, instituiu o prêmio Barão do Rio Branco aos melhores alunos do ano na primeira década do século XX. A 2a foto refere-se ao antigo Theatro Santana; os Jardins da Luz
1900 – Fachada da ENC, a Escola da Praça, inaugurada em 1894.
1910 – A ENC diante da Praça ajardinada

Arco do Triunfo para receber o presidente Epitácio Pessoa; Hotel Esplanada; salão da Rotisserie Sportman; prédio da Rotisserie na foto abaixo. As demais fotos estão legendadas; segue a imagem do Theatro Municipal.

Fotos do Colégio Des Oiseaux, que forneceu alunas para os cursos de religião no IECC; biblioteca pública da rua 7 de Abril; quanto ao Café Brandão, foi demolido para dar lugar ao Edifício Martinelli. – Colégio Alemão, na rua da Consolação; Observatório do Trianon e o observatório particular que o professor José Feliciano(foto) construiu em sua casa. Vista de Higien- Faculdade de Medicina; – Av. São João.

1940- Depois da demolição de todos os seus anexosz e da construção do último andar que recebeu a FFCLUSP antes de mudar-se ppara a rua Maria Antônia

Mansão de dona Veridiana; ao lado bela casa da rua das Palmeiras; Câmara dos vereadores e Assembléia Legislativa; casa de José Paulino, que se tornou a sede do II Exército na rua C. Crispiniano; abaixo, o Circolo Italiano, que deu lugar ao Ed. Itália; a grande foto mostra casas normandas, demolidas para que se fizesse o Copan; cinema da UFA; construção do Ed. Copan; Rink de patinação, demolido para ser o cine República, também demolido; Automóvel Club; à direita um “arco do triunfo” moderno para receber Heitor Penteado; Palácio Episcopal; Avenida Paulista, que ficou assim até os anos 50; Av. São João; Av. Duque de xaxias cortando o Largo do Arouche; notar o Teatro Coliseu, que deu lugar aos prédios onde se encontra o Ed. e o Cine Coliseu; Largo do Arouche; o bonde se encontra parado diante do n° 161, onde residi; ali se encontrava a Livraria Melhoramentos.

Esse post foi publicado em ACERVO DAS FOTOS PUBLICADAS NO BLOG. Bookmark o link permanente.

2 respostas para São Paulo em torno da ENC, o futuro IE Caetano de Campos

  1. Claudio disse:

    Belíssima coleção de fotos . Parabéns pela divulgação .

  2. Merci,n mas tem alguns errinhos meus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s