A caetanista Sonia Maria Portella Kruppa*

Segundo a professora Isabel Rodrigues,

“Ela, Sonia Kruppa, é uma das figuras mais respeitadas no país, no que tange à defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade social.

De bom grado, aceitou o convite para prefaciar a obra “A educação pública de Santo André: histórias, práticas e reflexões de uma rede municipal”.

Kruppa é professora da USP e foi professora da Fundação Santo André, faculdade onde estudou muitos que hoje são professores das escolas públicas no ABC, incluindo a rede de Santo André.

No prefácio, Sonia aborda a importância dos professores serem autores e publicizarem suas práticas pedagógicas. Ela chama de ato de coragem ao mesmo tempo que destaca a necessidade dessa autoria estar a disposição da sociedade como no caso dessa publicação.”

“Sonia Kruppa conhece, e muito, Sociologia da Educação, seja nos ensinando o porquê da presença da primeira no âmbito da segunda, seja partilhando conosco certos decisivos olhares da Sociologia a partir do interior da Educação, seja ainda pela convicção argumentativa para nos mostrar a relevância essencial do papel do Estado e da Escola Pública na proteção de uma vida decente para todas e todos. Ela, docente e pesquisadora com vigorosa experiência na formação de professores exercida em universidades públicas e privados e em redes de ensino, oferta neste livro experiências concretas, provadas, revisadas e reinventadas junto com as pessoas que delas participam. Isso dá ao livro, na sua retomada, um caráter histórico (por não relegar temas que já de antes eram e continuam pertinentes e também um viés projetivo, a partir do qual Sonia Kruppa nos ajuda a entender a Sociologia como ferramenta teórica para uma prática social coletivamente libertadora.”

https://www.amazon.fr/Sociologia-

NOTA:

Veja a foto do Jardim da Infância do IE Caetano de Campos de 1957; Sonia Maria Portella, na 3a fileira, de pé, à direita na imagem, é a antepenúltima criança.

* Obrigada ao Mansur Lutfi

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s