Quem Sou Eu?

Já sabia-me um pouco diferente das pessoas ditas normais principalmente por ser distraída pois somente hoje ajustei as diferentes categorias que constam no alto do blog.

Foi fazendo essa “arrumação” com seis meses de atraso que vi a rubrica “Quem sou eu?”

Vocês que me leem frequentemente conhecem-me bem; mas e os novos leitores que hão de vir?

Então vou fazer aqui o meu retrato escrito e deixar algumas fotos para me apresentar aos novos bloguistas e para que aqueles que me conhecem superficialmente possam travar um conhecimento mais íntimo, mais próximo.


Aqui estou com o Breno Magro no dia do Pré-Lançamento do livro (Bardo Batata) e em seguida, no Lançamento Oficial do mesmo nos salões do antigo IECC, em dezembro 2010, quando chamei os colaboradores, homenageados e autoridades.

Toda a primeira parte da minha vida, que espero seja o meu livro, aberto bem em frente de vocês, encontra-se com as suas vidas.

Depois que parti do IECC, fui cursar Geografia na USP e trabalhei como professorinha da Rede Municipal de Ensino de São Paulo durante onze anos.

No Brasil, quando conheci meu futuro marido, Pierre, apaixonadíssima deixei o trabalho e vim com ele para a França.

Pierre tinha estado em São Paulo e trabalhava exatamente onde até dezembro passado o Breno Magro desempenhava a função de chefe de gabinete: na Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo, tendo ele sido colega da Maria Adélia de Souza, Jorge Dantas, etc..

Eu aproveitei a ida ao Velho Mundo para cursar “Les nouvelles Méthodes audio-visueles” na Escola Normal Superior de Saint Cloud.

Também fui aluna da Sorbonne e ali estudei “Cinema” e depois, na cinquentena, tirei o diplome de “Letras”.

Na Europa, Pierre ainda tinha dúvidas se queria ou não ficar por aqui e depois de um ano de prospecção foi trabalhar com o Comandante Cousteau, escrevendo a revista Calypsolog por sete anos seguidos.

Depois de dez anos de vida em comum nasceu o Olivier que agora vai completar 28(revisto em março de 2014) anos e trabalha em marketing aqui em Paris. Além dele temos uma gata linda
O tempo que passei em Paris foi dedicado ao ensino de Português aos franceses que se expatriam e aos universitários que optaram pelo “português”-terceira língua viva; além disso passo o dia no computador animando o blog e continuando a escrita de poemas, contos, livros.

Atualmente livre das atividades docentes apenas escrevo e penso voltar para São Paulo ainda este ano para lançar um livro de contos que estou caprichando bem!

Ficamos mais velhos e acima vai a mais recente foto do casal, datada de 31 de dezmbro de 2010; abaixo, uma foto do filho seguida da foto da gata. Pronto! A família reunida agradece!

Grande abraço,

wilma
13/03/11.

Anúncios

41 respostas para Quem Sou Eu?

  1. Mariangela de la Higuera Puig disse:

    Gente, que saudade!
    Acho que se esperarmos haverá material para muitas publicações sobre “NOSSO” Caetano.
    Tenho umas preciosidade bem guardadas: carta de “indicação” de meu nome ao Dr.Gomes Cardim para vaga/matricula no Jardim da Infância em 1945.
    Cadernos de costura e desenho que faziamos no Jardim.
    Fotografias de diferentes turmas e fotos individuais. Se alguém se interessar estão bem guardadas. Junto com minha saudade.
    Saudações caetanistas, eternas,
    Mariangela Puig Baldi

    • Mariangela,
      que tal levar o seu material para o CRE M. Covas para que o pessoal faça um scanner de tudo?
      Seu material ficaria no arquivo do IECC e ainda você conheceria um lugar interessante, cheio de pessoas interessantes.
      Abraços, wilma
      10/12/10

    • Adorei a gata, tenho duas lindas, persas bicolor,: uma branca e cinza e a outra preta e branca, como a sua respectivamente Michelle e Monike, são irmãs. Por acaso abri nesse blog e adorei as explicaçoes e principalmente saber que Vc é escritora, gostaria tambem de ser mas ja notaras que não tenho talento parabéns de publicar o livro….felides@ig.com.br

    • Aline Helena Iozzi de Castro Serdeira disse:

      Mariangela, boa noite!

      Sou professora e pesquisadora da educação e estou desenvolvendo em meu projeto de doutorado, justamente, um estudo sobre os cadernos escolares. Tenho, assim, um enorme interesse em conhecer seu material. Se puder, entre em contato comigo pelo email: alineiozzi@hotmail.com
      Um grande abraço, Aline.

  2. Ana Paula disse:

    Gostaria de saber o email do Fernando Luciano Merli do Amaral, pois sou Caetanista e tenho amigos (grupo grande no Facebook) que gostariam de participar do evento citado em SET11.
    Aguardo retorno a respeito.

    Grata,
    Ana Paula

  3. JoseCodo disse:

    Olá colegas! Gostei de ver fotos e histórias do Caetado de Campos. Também visitei o site http://caetanistas78.blogspot.com, um acervo com muitas histórias. Comecei lá em 1966 no pré e em 68 no primário. Saí de lá em 1975 ao final do antigamente chamado “ginásio” quando me transferi para o Colégio Bandeirantes para estudar o “colegial”.

    Hoje com 50 anos, morando nos Estados Unidos, posso dizer que as duas escolas foram muito importantes para minha formação. Mas o Caetano tem uma coisa diferente. É como se você tivesse uma nacionalidade diferente, morasse em outra cidade. Por vários lugares que passei ou frequentei, muitas vezes encontrei um ex-caetanista.

    Abraços a todos,

    José Codo
    Economista

  4. dellome valéria disse:

    Oi Wilma
    acabei de ver seu blog. As fotos antigas sao um testemunho de tempos que nao voltam mais mas que ficaram na memoria de muitos, pois muitas sao as mensagens que você recebeu de pessoas que compartilharam com você aqueles bons momentos. Você até ja publicou um livro! Eu trabalhei com você por pouco tempo. Nao sabia que você tinha se tornado uma escritora. Parabéns pelo livro e pela iniciativa do blog. Nao li o livro, vou ter oportunidade em breve mas sei que você foi e é uma excelente professora.
    um abraço
    valéria dellome

  5. Felipe Grytz disse:

    Parabens pelo blog!
    Shana Tova!!!

  6. Manuela disse:

    Olá Wilma!
    Sou estudante do quarto ano de pedagogia da Unesp de Araraquara e estudo os Institutos de Educação do Estado de São Paulo como parte da Iniciação Científica, e, agora aprovada no processo seletivo para o mestrado, estudarei especificamento o IECC. Preciso muito do livro Caetano de Campos: fragmentos da história de instrução pública no estado de São Paulo. Org. Maria Candida Delgado Reis. São Paulo: Associação de Ex-Alunos do IECC, 1994., mas, acredito que pela data de publicação, não encontro mais nas livrarias, pelo menos nas virtuais. Você sabe onde posso encontrá-lo?
    Obrigada desde já
    Manuela

  7. Ana Ferrareze disse:

    Oi, Wilma, tudo bem? Sou estudante de jornalismo do último ano e já estou decidida a ir para a França no ano que vem para fazer um curso de francês e, em seguida, uma pós. Estou em processo de pesquisas para definir exatamente qual curso quero e em qual instituição. Já vi alguns bem interessantes, mas caí de uma hora para a outra no seu blog e resolvi te pedir uma ajudinha! Não custa nada, né? Tenho grande interesse pela área de produção audiovisual – meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi um documentário. Vi que você tem experiência nessa área. Saberia de algum curso bem legal que eu pudesse fazer na França?
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada!
    Um abraço.

    • Ana,
      Bom dia!
      Procure na Embaixada da França se ainda ela oferece bolsas para a ENS(école normale supériéure) de Lyon(antigamente era de Saint-Cloud) no campo onde obtive a minha em 78: técnicas audio-visuais no ensino(video, TV, radio, cinema, foto, etc..).
      Na Embaixada da França geralmente existye uma lista dos cursos oferecidos.
      Senão, meu marido foi jornalista e seu falecido pai, professor na Escola de Jornalismo da rue du Louvre e quadro na AFP.
      Pode “conversar” diretamente com o Pierre; o e-mail dele é:
      p.legris@gmail.com
      Abraços,
      wilma

  8. Pingback: Wordpress faz um resumo do nosso blog em 2011! | Caetano de Campos

  9. Aline Helena Iozzi de Castro Serdeira disse:

    Wilma, em primeiro ligar, parabéns pelo blog e, ainda mais especialmente, pelo livro!
    Sou professora e me sinto honrada e acarinhada ao descobrir iniciativas como a sua que testemunham o valor da educacao e dos anos vividos na escola! Obrigada!
    alem de prossora, sou também pesquisadora e estou cursando o doutorando em Educação pela USP. Cheguei a seu blog por intermédio de uma outra caetanista, a professora Maria Lúcia de França Camargo. Isso porque meu projeto de pesquisa tem como objetivo investigar como as praticas docentes se inscrevem nos cadernos escolares. Para tanto, preciso conseguir cadernos produzidos por alunos e professores. Já estive no CRE e em outros centros de memoria ou museus escolares, mas não há manuscritos nesses acervos. Você, por acaso, nao tem cadernos guardados da época em que foi aluna ou da época em que lecionou? Seria possível divulgar para os demais bloguista esse pedido? Nos posts mais recentes, vi que a professora Mariangela guarda alguns de seus materiais e vou entrar em contato com ela. Um grande abraço. Aline Helena Serdeira.

    • Cara Aline:
      Você pode encontrar o meu livro na Biblioteca da Faculdade de Pedagogia, na Livraria Cultura e com o meu irmão.
      Gostaria de dizer que meu irmão Paulo tem muitos documentos, incluindo as provas que realizou desde o elementar até sair do IECC.
      Tentei fazer os scaners daquele material para pô-lo no blog,e somente quando cheguei em Paris vi que nada tinha funcionado!
      Vou lhe endereçar um e-mail pessoal e vamos trabalhar juntas:
      Vc vai entrar em contacto com o Paulinho, scanear o material que quiser e me enviar tudo para que seja colocado no blog.
      Boa sorte, wilma
      6/04/12.

  10. Yara Camillo disse:

    Vilma, pessoa querida, fiz um passeio por suas palavras e imagens… Deixo um grande beijo, com muito carinho. E algo de Manoel de Barros: “Poesia é voar fora da asa.”

  11. Rachel Abdala disse:

    Wilma, meu nome é Rachel e estou pesquisando sobre retratos da Escola Caetano de Campos. Estou te escrevendo para parabenizá-la pelo excelente trabalho de coleta e disponibilização de material de memória e por agregar ex-alunos da escola Caetano de Campos. Escrevo também para perguntar se você ou algum do ex-alunos que você conhece teria um retrato daqueles individuais de recordação. Estou precisando muito desse material e como ele é caracteristicamente privado não tem nenhum exemplar no acervo da escola que é bastante rico. Agradeço a atenção. Abraço,
    Rachel Abdala e-mail: rachel.abdala@uol.com.br

  12. Thais disse:

    Olá Wilma, tudo bem?
    No momento estou escrevendo uma dissertação de mestrado sobre as sessões
    de cinema promovidas pela professora Ilka Laurito no Instituto entre 1960 -1966.
    Gostaria de saber se você tem algum material sobre o assunto ou se guarda alguma lembrança dessas exibições.
    Deixo o meu contato: tha_vlara@hotmail.com
    Obrigada!
    Thais Lara

  13. Mansur Lutfi disse:

    Wilma, li o livro que você escreveu sobre sua vida na Caetano. Muito bom. lembrei-me de vários personagens que você descreve. Eu tive uma breve passagem pelo IECC em 1967 sendo professor no laboratório de Química. Quem me emprestou o teu livro foi a Sylvia Aranha Oliveira Ribeiro, professora de Filosofia em tua época, e que inclusive você cita. Ela está muito interessada em entrar em contato com você. Ela vive há mais de 30 anos em Itacoatiara, Amazonas, e lá a internet é precária, caiu toda hora. Ela então me pediu que você desse alguma forma de contato.
    Ela tem a Caixa Postal 62 e o CEP 69.100-000 Itacoatiara-AM
    Ela faz 84 anos dia 05/09, mas é de uma vitalidade muito grande, e faz um trabalho social lá.
    Abraços
    Mansur Lutfi

    • Mansur:
      Ganhei na loteria com a sua mensagem!
      Teria a dona Silvia um n° de telefone em Itacoatiara?
      Senão, escreverei a ela via CP, com demora de mais ou menos um mes para a chegada da carta.
      Abraços felizes, wilma.
      Que tal escrever uma pg para o blog sobre a sua passagem pelo IECC no laboratório de Química?

  14. Nadia Bagnolesi Marinangelo disse:

    Meu nome de solteira é Nadia Bagnolesi, estudei desde pequena no Jardim da Infância fazendo primário, ginásio e científico que no último ano passou a ser colegial, fico muito feliz de encontrar este site do GLORIOSO IECC!!! Vou até ver se também existe a comunidade no face..
    PARABÉNS PELO MARAVILHOSO TRABALHO, vou procurar fotos da minha época e das turmas em que estudei, espero participar de futuros encontros com os CAETANISTAS ou com as nossas turmas, afinal é um período que nunca esquece…grande abraço

  15. Perola Rawet Heilberg disse:

    Como faço para receber noricias do blog?

    • Pérola:
      Basta clicar:
      ieccmemorias.wordpress.com
      e daqui da França você vai abri-lo.
      Para ver as fotos, clique “FOTOS”; para me conhecer, clique “QUEM SOU EU”; para conhecer todas as publicações sobre a nossa escola Caetano de Campos do jornal OESP, clique em “Hist. fasc.” e, assim por diante.
      Penso lançar meu 3° livro em breva e então poderemos nos conhecer; abraços, wilma.

  16. Ivo Silvio Messina disse:

    Gostaria de achar fotos da minha turma e minha de 55 até 66

  17. Marcella dos Santos Abreu disse:

    Wilma, parabéns por seu belo trabalho. Tenho recorrido ao seu blog com frequência para dar cor a algumas atas da Caetano de Campos que tenho lido na SEE/SP.
    Estou fazendo o resgate de documentos e memórias sobre o ensino de francês na escola pública paulista e estou à procura de pessoas que viveram esse período para entrevistá-las.
    Podemos estabelecer contato para conversarmos sobre isso? Será uma grande ajuda e um prazer enorme ouvir histórias suas e de seus amigos sobre o tema.
    Obrigada pela atenção!
    Marcella

  18. Glenilda Tommasina Cirillo de Moura disse:

    Boa tarde

    Sou ex caetanista, turma 1964. Muito bom o seu blog
    Por coincidência, o melhor amigo do meu era Paulo Schiezari, ele é seu parente.
    Meu pai era David Cirillo
    Beijos

  19. O Paulinho é meu irmão e vive em sp.
    Eu fui das turmas de 65 e 68. Acabo de publicar 1000 fotos da formatura de 64 que a Regina LERA(irmã do Zé Roberto) me enviou sob forma de prancha de contacto. Veja-as!
    Desculpe a demora da resposta, mas a casa é sempre sua! Pode voltar!
    Abraços, wilma.

  20. OI Wilma, sou antropólogo e estou desenvolvendo uma pesquisa em torno de uma fotografia que encontrei por acaso na rua uns 40 anos atrás. Publiquei esta foto no meu blog e estou procurando as pessoas que estão nela. Pelas indicações da própria fotografia trata-se da turma 3a Serie C do Caetano de Campos – 1965. Vc poderia confirmar? Vc sabe como posso encontrar estas pessoas? Vc sabe como consigo uma lista dos nomes delas. Agradeceria se vc pudesse me ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s